Atenção, corretor de imóveis: justificativa eleitoral tem prazo

 

No último dia 26 de junho, o CRECI-MS realizou as Eleições 2018. De caráter obrigatório, aquele corretor de imóveis que não compareceu às urnas deve apresentar a justificativa de ausência para evitar a incidência de multa eleitoral.

 

O prazo para apresentação da justificativa eleitoral é de 60 dias corridos a partir do primeiro dia útil após a eleição. A multa para quem não cumprir a obrigação eleitoral e não apresentar justificativa é o valor de uma anuidade do ano vigente da eleição. A aplicação da penalidade está prevista na Lei n° 6.530/78. Para aqueles que não votaram por estarem com pendências financeiras junto à instituição não há opção de apresentação de justificativa, sendo a multa aplicada para todos estes casos.

 

Justificativas: confira alguns casos em que a justificativa eleitoral pode ser apresentada. O CRECI-MS pode ou não aceitar a justificativa, que deve ser comprovada por meio de documentos.

 

- Por doença impeditiva: o profissional que deixou de votar por motivo de doença impeditiva deve apresentar um atestado médico que declare sua impossibilidade.

 

- Viagem comprovada: exceto nos casos de chapa única, a declaração o trânsito do eleitor deve ser comprovado por meio de tickets de viagem e outros documentos que assegurem sua ausência no domicílio eleitoral no dia da eleição.

 

- Falecimento de parente próximo: neste caso, a apresentação de certidão de óbito deve integrar a justificativa.

 

- Acidente: também devem ser apresentados documentos tais como boletins de ocorrência, acionamento de seguro, fotos, etc.

 

- Casamento do próprio eleitor: deve ser apresentada a certidão de casamento.

 

Voto facultativo: o voto é facultativo para corretores de imóveis que tenham completado 70 anos até a data da eleição.

 

Faça sua justificativa eleitoral: acesse o site do CRECI-MS, www.crecims.gov.br, e clique em Portal do Corretor de Imóveis. Faça seu acesso ou cadastro para primeiro acesso. Clique em Autoatendimento para fazer a Justificativa Eleitoral.

 

Caso ainda tenha dúvidas, dirija-se à Sede ou a Subsedes do CRECI-MS.